Blog do Inédito

As profissões do futuro, e as do passado...no presente momento....
27/Mar/17autor: Emerson Dias
As profissões do futuro, e as do passado...no presente momento....

Emerson, quais profissões estão sumindo do mapa? Quis saber a repórter.

Pensei: difícil fazer essa lista, pois eu acredito que as profissões acabam migrando de nome, mas essencialmente se mantem existindo, exemplo:

Antigamente tínhamos office-boy(meu primeiro cargo numa empresa em 1991) que entregava memorandos, correspondências, documentos, ia ao banco fazer pagamentos, etc, hoje não conheço nenhuma empresa que mantenha um office-boy, mas todas elas, no entanto se valem do trabalho dos moto-boys. Estes essencialmente fazem a mesma coisa que faziam os office-boys – é verdade - não vão mais tanto ao banco, pois as próprias empresas gerenciam esta tarefa por internet e aplicativos, mas de qualquer forma realizam atividades muito semelhantes às que fazia um office-boy, apenas com algumas adequações à realidade atual. Ainda, com relação a esse exemplo, vale dizer que antes os office-boys eram garotos menores de idade, hoje - por outro lado - essa profissão restringe-se aos maiores de 18 anos por exigir habilitação para dirigir (nova competência exigida), além disso, motoboys entregam também muita pizza nas residências e escritórios, coisa que há 25 anos não existia, e hoje, já existem entregas sendo feitas por drones, olha ai os motoboys perdendo suas profissões.

Em 2016 o Career Cast - site americano de empregos - listou como profissão número 1 a de Cientista de Dados e a última colocada foi repórter de Jornal escrito;

Bom, analisando somente estes dois dados, já dá para a gente perceber onde vai a coisa... cada vez mais high-tech e menos off-line pra usar a linguagem moderna.

Embora eu não conheça nenhum cientista de dados, não posso ignorar essa informação, pois a pesquisa indica uma tendência de futuro. Da mesma forma, analisando a situação do repórter de jornal escrito, podemos antecipar que, provavelmente e muito rapidamente, perderá seu emprego, pois os jornais estão cada vez mais online, mas, e sempre tem um, mas, ele tem a chance de usar a sua expertise, sua experiência da mesma forma que antes, apenas mudando seu instrumento de trabalho do papel para online, a essência jornalística, capacidade investigativa e narrar a história permanecerá, tem sido assim desde Heródoto (século V a.C).

E o que quero dizer com isso, é que, cada caso é um caso. Não é porque o segmento desaparece que eu, o profissional, (ou a profissão) também desaparecerei. Antes de me desesperar, preciso saber quais são minhas competências e analisar se elas servem para outros mercados, outras funções, outras profissões, talvez que ainda nem existam.

No site do Ministério do trabalho tem a CBO, que é a Classificação Brasileira de Ocupações, que segue uma orientação da OIT (Organização Mundial do Trabalho) mas se você olha-la com cuidado, vai ver que muito do que está lá não bate com a realidade, seja no descritivo do que faz a ocupação, seja pela própria ocupação que já não mais existe.

Eu diria que as profissões são como os idiomas, elas vão se fundindo, podem até se extinguir claro, mas é sempre um movimento migratório.

Outro exemplo; não existem mais ascensoristas em elevadores já algum bom tempo, os elevadores hoje são operados pelo próprio usuário se não, são inteligentes e você nem precisa dar nenhum comando, certo? Aposto que você diria que sim, não existem mais ascensoristas, mas eu te digo que recentemente eu visitei uma empresa onde o dono mantém suas ascensoristas porque ele quer que o visitante seja bem tratado... olha aí, dá para dizer que a profissão se extinguiu? Reduziu sim e muito, mas não deixou de existir, ah, nessa empresa eles também tem mordomo...

Os agentes de viagem estão com os dias contatos, quase ninguém compra seus serviços, pois é possível comprar tudo pela internet, inclusive, por meio dela e das redes sociais, é possível verificar se o lugar é legal ou não. Bora fazer as malas! De fato, vai reduzir, como já reduziu o número de vagas de trabalho como agente de viagem. O efeito já é sentido faz algum tempo, mas por outro lado eu conheço gente que não abre mão de ter uma consultoria especializada em viagens e, pasmem, pagam muito por isso!

O mesmo vale para muita gente que diz que não precisa dos meus serviços de coaching de carreira enquanto estão empregados (aliás, coaching nem é uma profissão regulamentada no Brasil, ainda não deu tempo, o mercado é sempre mais ágil que qualquer ministério, primeiro surge a demanda depois se pensa na regulamentação), mas recorrem aos meus serviços quando estão em busca de uma nova oportunidade ou acabaram de perder seus empregos e me pedem ajuda para a revisão do Curriculum, assessments, coisas pontuais, a demanda gera trabalho, o trabalho feito e consolidado vira profissão.

Do mesmo modo que eu digo a muitos educadores financeiros (profissão também ainda não regulamentada) que não preciso dos serviços deles, pois considero que tenho uma boa consciência para lidar com dinheiro, mas recorro aos consultores financeiros (profissão regulamentada) quando quero saber sobre os melhores investimentos do momento. Educador financeiro é uma coisa, consultor financeiro é outra, o mercado e as competências individuais são distintas.

Então, dizer que as profissões irão sumir pode ser algo não 100% verdadeiro, pois elas migram, se adaptam. Sempre existirá quem pague para continuar recebendo os serviços, seja uma profissão regulamentada ou não, portanto, elas (profissões) sempre existirão. Mercado de trabalho é uma combinação de duas coisas que ninguém entende na sua integralidade: Economia e Psicologia. Perdoem-me os economistas e psicólogos que, apesar de serem profissões regulamentas, com anos de background, não respondem a grande parte das dúvidas das áreas em que atuam. Quem acerta os prognósticos para a economia no próximo ano ou produz um plano econômico infalível, ou ainda interpreta sem margem de dúvidas os efeitos gerados hoje na economia? São tantas variáveis. E do mesmo modo, quem entende a nossa psique ou interpreta a mente humana? Assim, as profissões surgem das oportunidades geradas na economia somadas às capacidades psíquicas dos humanos de gerar necessidades e buscar satisfaze-las, muitas vezes necessidades criadas por nós mesmos, sem qualquer possibilidade real de satisfação, o que por exemplo Platão e Sidharta Gautama chamaram de desejo, Schopenhauer de vontade, Freud de libido e Jung de Energia Psíquica e minha mãe de fogo no rabo o que não nos deixa quietos, e nos faz sempre ir atrás do novo, de inventar moda.

Existia no passado a profissão de leitor profissional, pessoas contratadas para ler para os trabalhadores, era comum encontrar esses leitores profissionais em fábricas e sindicatos, hoje não existem mais, mas nada impede que algum empresário queira fazer isso na sua fábrica e pode até virar um sucesso de modo que outros queiram copiar e olha aí o profissional leitor revivendo, “retrô-vibe”. Do mesmo modo que o disco vinil voltou com tudo, recentemente o novo proprietário do Jornal do Brasil, decidiu publicar a versão impressa novamente na praça do Rio de Janeiro, desde 2010 só havia a versão online.

Aliás a título de curiosidade, diziam que a TV quando inventada iria acabar com o cinema, o cinema acabaria com o teatro, o CD com o vinil, hoje escrevemos mais mensagens em um ano que nossos avós em toda sua existência escreveram cartas, adoramos comida japonesa apesar da descoberta do fogo, compramos tempero pronto e industrializado, depois de tantas guerras por conta das especiarias, tiramos mais selfies com o telefone do que de fato telefonamos, o super inovador Uber já está ameaçado pelos carros autônomos e pelas fortes e tradicionais leis trabalhistas mundo a fora, jovens sem qualquer conteúdo científico, mas com um smartphone na mão produzem 2 minutos de vídeos e competem com emissoras poderosas que bancam estruturas gigantescas e custosas . O novo convive com o velho por algum tempo, depois o velho ainda pode se tornar um nicho, ou não, quem ousa fazer previsões?

Quando eu era criança, nos anos 80, assistia muito aos Jetsons e ficava sonhando com o mundo no ano 2.000, pensava eu: "terei 25 anos, voarei com meu carro, e o meu robô Rose fará a minha cama, tão logo eu levante de manhã, vou comer pílulas de café da manhã e serei o chefe da fábrica", hoje tenho 40 anos, não tenho carro, mas também não vejo nenhum voando por ai, aliás onde moro, eles mal se locomovem de tanto trânsito, se eu não arrumar minha cama, ela continuará desarrumada, se eu não fizer minha comida tenho que compra-la, e a fábrica que eu pesava ser o gerente nem existe mais e para eu escrever esse texto eu uso um smartphone conectado a internet, coisa que os Jetson não tinham. 

Em geral, as profissões que tendem a desaparecer são as que são manuais, repetitivas, não envolvem interação, empatia, criatividade e solução de problemas, e isso desde a revolução agrícola 12 mil anos atrás, acelerada pela revolução industrial um pouco mais recente na história (século XVIII), e agora muito mais acelerada pela tão falada indústria 4.0, mas o fenômeno já impactou seus antecedentes, não é novidade, se a sua profissão/atividade se encaixa aqui, CUIDADO! Sempre bom buscar novas competências.

"O que sabemos é uma gota, o que não sabemos é um oceano"

Contrate a palestra Reflexões sobre Carreira no mundo atual, a naturalização da adversidade: http://oineditoviavel.com.br/loja/detalhes/reflexoes-sobre-carreira-no-mundo-atual/47/produto

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...