Blog do Inédito

Falta de comunicação, uma vírgula!
06/Mai/19autor: Emerson Dias
Falta de comunicação, uma vírgula!

Já teve aquela sensação de ter perdido tempo, de ter feito esforço que não deu resultado, de ter que refazer porque não foi entendido como deveria ter sido feito?

Quem falou não expressou direito o que queria, ou quem escutou não entendeu da forma como era para ser, e nenhum dos dois checou o entendimento, e ai, de quem é a culpa?

Como diria Milôr Fernandes: se o artista precisa explicar a arte pro público um dos dois é burro.

Quando a comunicação não é clara, a improdutividade impera, e comunicação é um dos grandes geradores de problema nas organizações.

Uma vez a vendedora estava conversando com um cliente por telefone e ao mesmo tempo, na vontade de fechar rapidamente a venda, manda no grupo de whatsapp do pessoal da logística a seguinte mensagem:

Pessoal algum problema se o piso for entregue no dia 20 de Setembro?

Resposta da equipe: Não pode ser

Neste mesmo instante a vendedora responde em tom desapontador ao cliente, infelizmente senhor não conseguimos atender este prazo. E assim a venda não foi feita.

Final do mês, resultados ruins o diretor cobrando as vendas que não aconteceram, a vendedora diz que a logística não entrega e a logística diz que não entrega porque ela não vende. Se a logística tivesse sido capaz de entregar o piso no dia 20 eu teria vendido, diz a moça.

Acusações daqui e dali e ela decide mostrar a mensagem, olha aqui o que vocês me responderam, diz a vendedora com o celular na mão: “Não pode ser”, foi isso que me mandaram.

Percebendo que deveria haver uma vírgula depois da palavra "não", e que isso mudaria completamente o entendimento da vendedora, que estava certa em seu argumento, o chefe da logística - tentando se esquivar do problema - manda chamar na sala o rapaz responsável pela mensagem, e imediatamente envia para o diretor, whts privado, a seguinte frase: “Calma chefe, é só um problema de comunicação. Isso só o Marcelo resolve!”.

Na expectativa de uma solução, todos esperam a chegada de Marcelo à sala, que àquela altura tinha temperatura elevada.

Ao chegar Marcelo, o responsável e envergonhado atesta: é, deveria ter sido escrita: “Não, pode ser”.

Percebendo a má comunicação entre as áreas, o diretor pergunta: e agora, prezados, como iremos resolver isso? Ele olha para o chefe da logística e com o celular em mãos, diz: “isso só o Marcelo resolve” e ai? Estou esperando a solução do salvador da pátria, afinal qual é a solução que só ele poderia dar?

Mais uma vez percebendo a mancada, e já abusando de seu conhecimento gramatical, responde o chefe da logística: é chefe, na realidade eu estava querendo resolver a questão da comunicação. A frase correta era: “Isso só, o Marcelo resolve”.

Após esta reunião todos aprenderam a aplicação correta das vírgulas, porém as vendas mostravam resultado, antes da virgula, bem abaixo do esperado.

E fazer o que com o chefe da logística? Demiti-lo?

Não, tenha clemência, foi um erro!

ou

Não tenha clemência, foi um erro!

Você colocaria a vírgula?

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...