Blog do Inédito

Reflexões sobre liderança
28/Dez/16autor: Emerson Dias
Reflexões sobre liderança

Napoleão Bonaparte, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Sócrates, Steve Jobs, Jorge Paulo Lemann, Ayrton Senna, Bernardinho… Esses são alguns exemplos de pessoas que são ou que foram líderes, cada um em sua área de atuação.

Liderar está relacionada com personalidade e visão – definir metas, planejar a estratégia, criar as ferramentas, apontar a direção, orientar e mobilizar seguidores. Liderança envolve inspirar pessoas, evocando o melhor de cada um para atingir um objetivo.

Chefe X Líder, isso é apenas semântica, diferente do que muitos pensam, nas empresas, o exercício da liderança pouco tem a ver com o cargo. Há muitos casos de pessoas que não têm o cargo, mas que exercem a liderança pelo conhecimento, pela influência, e, assim, exercem algum tipo de poder sobre os outros. Lembro-me, enquanto gerente, de situações em que tinha mais poder (influência) do que muitos diretores. Outras vezes, já como diretor, outras pessoas com cargos menores, em algumas situações, tinham mais liderança que eu. De uma simples reunião à condução de um projeto, liderança tem a ver com autoridade sobre determinada situação.

Os gestores estão em um papel de liderança porque podem influenciar o comportamento de uma equipe de trabalho, mas apenas o fato de “estar líder” não significa que sejam eficientes nesse papel. Em geral, há dois tipos de líderes em uma organização: formais e não formais. A liderança formal é aquela exercida por uma pessoa nomeada, contratada, indicada ou eleita para o cargo. Já a liderança informal é exercida, naturalmente, por pessoas que conseguem influenciar outros por suas habilidades especiais e recursos.

Características para ser um líder de sucesso. Comandar ou dar orientações?  Centralizar ou motivar? Mandar ou inspirar? Algumas características são fundamentais para exercer a liderança. Saiba o que fazer para conquistá-la, veja aqui alguns pontos que abordo no meu livro: O inédito viável na Gestão de Pessoas; reflexões e filosofia prática sobre liderança.

Seja um bom exemplo

Deixe que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. Caso contrário, não conseguirá exigir das pessoas aquilo que você mesmo não faz.

Tenha coragem

Líderes de sucesso são corajosos e isso não significa ausência de medo, mas aprender a reconhecer seus medos, enfrentar a realidade de cada situação e escolher a melhor maneira de agir para que os objetivos sejam alcançados.

Seja humilde

Tenha humildade para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça desculpas se errou e aceite ajuda dos que estão dispostos a contribuir.

Valorize as críticas

Escute as pessoas que discordam de você e que possuem opiniões diferentes. Tente entender os seus pontos de vista e identifique o que você pode fazer para melhorar.

Reflita

Autoconhecimento é fundamental no processo de liderar outras pessoas. Dedique-se alguns minutos do seu dia para refletir sobre a maneira que tem liderado.

Multiplique boas lideranças

É fundamental para um bom líder saber identificar e estimular outras lideranças dentro da organização, garantindo a continuidade do trabalho e perpetuidade do negócio.

 

Outros textos sugeridos: 

http://oineditoviavel.com.br/blog/ler/20

 

 

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...