Blog do Inédito

Comunicação assertiva ajuda a controlar rádio peão
21/Jul/16autor: Emerson Dias
Comunicação assertiva ajuda a controlar rádio peão

Comentários sobre a vida pessoal de um colaborador, boatos sobre o casal que se formou no trabalho, especulações sobre o novo chefe... É assim, entre um cochicho e outro, que a fofoca vai tomando conta da empresa e forma-se a famosa rádio peão. Apesar de até parecerem inofensivas, as fofocas podem comprometer a imagem profissional e tornar tóxico o ambiente corporativo.

Por sermos seres sociais, qualquer agrupamento de pessoas vai gerar comentários e fofocas. Além disso, com o advento das redes sociais, parece não existir mais limites entre vida pública e privada. Basta um check-in no Facebook, uma foto no Instagram ou um vídeo no Snapchat e é possível saber tudo o que o colega de trabalho faz fora do expediente. Essas mídias fazem sucesso porque contam histórias da vida das pessoas. Nós gostamos disso, de enredos, de personagens... e com as redes sociais, aumentou a quantidade de informações para as pessoas comentarem.

No entanto, é bom ressaltar que essa rede de informações que acontece nos bastidores pode ter impacto negativo na qualidade das relações, prejudicando a produtividade e o desempenho dos funcionários. É preciso desenvolver discernimento para evitar que uma simples história engraçada se transforme em ofensa, bullying e, pior ainda, você receber um rótulo de fofoqueiro da organização.

Apesar disso, tentar proibir a rádio peão é gastar tempo à toa. O importante é ter ouvidos sempre atentos, saber o que está se passando, sobre o que estão falando e, principalmente, mostrar sinais diferentes, para que as conversas não ganhem força. Por exemplo: Há rumores de que vai ter “corte” na empresa. Se vai realmente ter é bom anunciar logo e não deixar que o clima se deteriore. Já se não vai acontecer, é bom dar sinais claros disso, para não dar espaço para que outras pessoas comecem a entrar na onda. Em resumo, é bom ter ouvidos atentos, ações claras e deixar o caminho aberto para que os colaboradores possam acessar os líderes para esclarecer dúvidas.

Embora seja praticamente impossível eliminar a rádio peão, vale ressaltar que a área de Recursos Humanos tem papel fundamental para atenuar esse problema. Em alguns casos, o RH pode intervir para deter rumores falsos ou prejudiciais ao time. É preciso ter um diálogo aberto e permanente com as pessoas, observar sinais e atuar, dar sempre a notícia e o subsequente espaço para esclarecer perguntas. Isso é ser assertivo na comunicação, a assertividade é aquela comunicação não focada apenas nas minhas necessidades, só o que quero dizer (ativo) tampouco apenas só ouvir o que o outro diz (passivo), a assertividade está nesta junção de ativo e passivo, lá e cá, ao mesmo tempo.

A comunicação passa pela forma de palavras, roupas, gestos e atitudes. A seguir, confira alguns pontos que não podem faltar na comunicação da empresa com os funcionários, retirado do meu livro: O inédito viável na Gestão de Pessoas; reflexões e filosofia prática sobre liderança:

Clareza. É preciso deixar claro o que se espera como ação prática daquilo que se está comunicando. Quanto menos dúvidas tiverem, menos serão os problemas de entendimentos errados.

Objetividade. Uma comunicação eficiente deve identificar exatamente o assunto que pretende expor. Seja sucinto, direto e sem rodeios. Sobre o que ou o que está comunicando?

Abrangência. A informação que está sendo transmitida precisa atingir todos os públicos da empresa da mesma maneira, deve ser “desdobrada a todos”.

Transparência. Ser transparente no processo de comunicação é o elemento que garante a credibilidade das empresas e conquista a confiança dos colaboradores, a verdade dos fatos é sempre melhor, por mais dura que possa ser.

Reciprocidade. Vale lembrar que diálogo é uma via de mão dupla: não apenas falar, mas também ouvir, e ouvir requer vontade, devoção, faz se pelo dever, é necessário dedicação e concentração para de fato ouvir. Saber ouvir é a melhor maneira de saber falar.

Leve para a sua organização a palestra: Comunicação com Inteligência Social veja o conteúdo: http://www.oineditoviavel.com.br/loja/detalhes/comunicacao-com-inteligencia-social/43/produto

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...