Blog do Inédito

Foco no problema X Foco na solução
02/Mai/16autor: Emerson Dias
Foco no problema X Foco na solução

“Se seu problema tem solução, então não há com que se preocupar. Se seu problema não tem solução, toda preocupação será em vão”. Apesar de simples, seguir esse famoso provérbio tibetano pode não ser tão fácil. São muitas as pessoas que não conseguem.

Você já contou o tempo que gastou reclamando de um problema? Já teve essa experiência? Se sim, me diga como foi, o que pensou sobre isso, se não, faça isso a partir de agora, veja quanto tempo passa reclamando de um problema, qualquer um não importa o seu tamanho, depois pense, o que adiantou este tempo? Não seria mais produtivo investir tempo pensando em como resolvê-lo? Ah sim, “mas o problema não foi eu quem criou” e daí? Quem está sendo afetado por ele?

Para mudar esse padrão de foco na coisa errada, em vez de colocar a atenção naquilo que não quer (o problema), é preciso colocar o foco nas coisas que deseja (a solução do problema). Priorizar aquilo que está no nosso alcance é o que chamo de foco na solução ou visão prospectiva da vida. Na prática, isso significa que ao invés de se lamentar pelos problemas e colocar entraves para a conclusão de um projeto ou objetivo, é preciso procurar alternativas para contornar as adversidades. “A oportunidade está nos olhos de quem vê”, já diziam os bons vendedores, aqueles que nos vendem soluções, porque enxergaram oportunidades onde víamos problemas.

A partir do momento que o problema deixa de ser o foco central dos pensamentos e ações das pessoas, as soluções aparecem de forma muito mais clara. Quando ficamos muito focados nos problemas, não conseguimos enxergar a solução, é como estar num labirinto, procurando saída, se pudéssemos olhar de cima e não de dentro dele, ficaria mais fácil ver onde ela está.

Para treinar a mente para o que é possível o primeiro passo é eliminar pensamentos como “não tenho tempo” ou “não consigo” e principalmente, “quem fez isso? ”. Essas frases são como um vício e que a maioria das pessoas já estão habituadas com elas, com elas no piloto automático é dar chance ao azar, é já começar a focar no problema. Por exemplo: você tem compromisso em algum lugar distante de casa e pensa “o trânsito”. Isso já é pensar no problema. Qual a solução? Primeiro, veja qual a distância real, veja se existe alternativas de rota, horários diferentes, transporte público, veja o tempo médio da viagem em algum aplicativo de celular ou Google Maps, pense em alguém que conhece aquele lugar, caminho, converse com ela, de repente ela tem “as manha do negócio” e pode te ajudar, com melhores alternativas. Focar no que deseja, e não nas barreiras, vai te impulsionar a encontrar a solução. É algo simples, mas que pode fazer muita diferença na sua vida. Comece com pequenas coisas do cotidiano e logo será mais fácil focar nas metas que você deseja para a sua vida nos próximos anos.

Quando estiver passando por algum problema, um momento difícil ou um desafio, seja na sua vida pessoal ou profissional, a recomendação é que no primeiro momento apenas observe a situação e pergunte a si mesmo: “qual a melhor atitude que posso tomar neste momento para ajudar a solucionar essa questão?” Depois, é hora de avaliar as opções e descartar ações que não ajudam em nada, que influenciam negativamente outras pessoas e que buscam encontrar um culpado. Por fim, coloque em prática aquilo que precisar ser feito para que o objetivo seja alcançado.   

Veja essas pequenas histórias e analise os diferentes focos

“Os astronautas, tanto os americanos quanto os russos, perceberam que não era possível escrever com uma caneta comum no espaço, já que a tinta não saia por causa da gravidade. Diante disso, a NASA investiu muito dinheiro em pesquisas e conseguiu desenvolver uma caneta que escrevia mesmo em gravidade zero. Já a agência espacial russa simplesmente passou a usar um lápis.”

Perceba que ambos os grupos estavam com a mesma dificuldade: não era possível escrever com caneta no espaço. Enquanto a NASA focou no problema e gastou tempo e recursos em pesquisa, a agência russa manteve o foco na solução. Há várias formas de se escrever sem precisar usar uma caneta, então eles procuraram uma solução com melhor custo-benefício.

Uma pessoa procurou o médico porque não conseguia dormir, pois quando estava deitado na cama, pensava ter gente debaixo dela, para resolver isso, ele passou a se deitar debaixo da cama, mas aí vinham os pensamentos de que havia alguém sobre a cama.

O médico lhe receitou remédios e um longo tratamento, um amigo simplesmente serrou os quatro pés da cama, assim ele poderia dormir tranquilo sobre a cama.

Onde você tem focado?

Tudo que precisa ser dito já foi dito, mas, talvez você não estava focado, então vou dizer outra vez: foque sempre na solução!

Últimas Postagens

  • test
    26 de agosto é celebrado o Dia da Declaração dos Direitos do Homem (ser humano) e do Cidadão (cidadania)

    Nesta data se comemora a aprovação, em 1789, do documento que representa um marco para a democracia tal como a conhecemos hoje. No período inicial da Revoluç

    Leia Mais...
  • test
    O que é uma liderança transformacional?

    A liderança transformacional ocorre quando uma ou mais pessoas se envolvem com os outros de tal forma que líderes e seguidores se elevem uns aos outros para níveis mais altos d

    Leia Mais...
  • test
    A ética e o auxílio emergencial

    “A ética é um valor fundamental, que deve ser cultivado não apenas nas decisões da instituição, mas também dos seus colaboradores.”

    Leia Mais...
  • test
    Eu sinto na pele em que habito

    No dia 13 de agosto de 2020, promovemos na 

    Leia Mais...
  • test
    Dicas para o seu home office em tempos de Coronavírus

    Quais são as dicas básicas para fazer uma temporada de home office nestes tempos da crise do COVID19? Eu e meu parceiro David Kallás escrevemos um texto sobre isso para

    Leia Mais...